[Natureza] Mauna Kea

 “ Ua Mau ke Ea o ka ‘Aina i ka Pono ” aka .”

“A vida da Terra é perpetuada na Justiça “.

Jason The Protector - Fight for Mauna Kea

Jason The Protector – Fight for Mauna Kea

Mauna Kea, é uma ilha do arquipélago do Havai, é um vulcão extinto. É o ponto mais elevado do arquipélago e o 15.º mais proeminente do mundo e uma das de maior isolamento topográfico. No entanto, o Mauna Kea é a montanha mais alta do mundo se levarmos em consideração a medição desde a base até ao pico – tem 10 203 metros a partir do fundo do Oceano Pacífico (5898 metros abaixo da superfície, e 4205 metros acima).

Mauna Kea

Mauna Kea

Mauna Kea significa “Montanha Branca” no idioma havaiano, uma referência ao seu cume sendo regularmente coberto pela neve no inverno. Encontra-se extinto. A última erupção terá ocorrido há cerca de 4500 anos. No seu topo encontra-se um observatório astronómico, o Observatório W.M. Keck.

A altitude do Mauna Kea afeta o clima e é responsável pela queda de neve vários dias por ano. O monte apresenta vestígios de antigas glaciações. As vertentes norte e sul apresentam grande diferença pluviométrica. No cume, um outro cone forma no interior o lago Wai ‘ au, o mais alto de toda a bacia do Pacífico, a 3968 m de altitude. A fauna e a flora são repartidas em três níveis concêntricos distintos, dos quais o mais elevado é do tipo alpino. Estes ecossistemas abrigam numerosas espécies endémicas ameaçadas por outras espécies invasivas e pela antropização ( para quem não sabe é transformação que exerce o ser humano tanto sobre o meio ambiente, como sobre o biótopo ou a biomassa). Diversas zonas naturais protegidas foram criadas com o intuito de proteger esta diversidade biológica.

Os recursos naturais do Mauna Kea foram explorados pelos autóctones a partir dos séculos XII e XIII. Um tipo de basalto muito duro, em particular, foi extraído para o fabrico de machadinhas. A madeira e as aves cinegéticas eram também recursos importantes. O cume da montanha, associado a divindades da mitologia havaiana, é sagrado e o acesso é restrito. Estas crenças são sempre evocadas em canções tradicionais. No final do século XVIII, a colonização pelos ocidentais levou ao desaparecimento de uma grande parte da floresta primária e ao estabelecimento da exploração agrícola. O cume foi oficialmente atingido em 1823. Na segunda metade do século XX, uma trilha foi construída até ao topo. Investigações arqueológicas e sobretudo astronómicas são feitas a partir do centro Onizuka a 2800 m de altitude e há observatórios internacionais no topo da montanha. Há ainda muitos trilhos para caminhada, e, em alguns locais e apesar da ausência de equipamentos, é possível fazer descidas de esqui.

 

Observatório W.M Keck

Observatório W.M Keck

MAUNA KEA, HAVAÍ (HawaiiNewsNow) -Um pequeno grupo de ativistas iniciaram um bloqueio contra a construção do Telescópio do medidor no topo de Mauna Kea desde o dia 04 de abril. Agora, é um acampamento crescendo. Os organizadores estimam que cerca de 300 pessoas faziam fila na estrada de acesso cúpula, mostrando oposição aos U$1.400 milhões dólares usados na construção do telescópio. “Ver  tantas pessoas se reunirem, foi tão edificante”, disse o organizador Lanakila Mangauil . “Parecia que havia todo um festival Mauna Kea acontecendo.” Pra ficar ainda melhor e fazer uma diferença ainda maior nosso mais que querido e nativo hawaii Jason Momoa voou e se reuniu com os manifestantes, e também fez o seu caminho até o cume para saber mais sobre a situação. O protesto está atraindo líderes havaianos nativos de todo o Estado. E se vocês estão pensando que isso é apenas um problema a parte, de um ilha no Hawaii, estão enganados este é um problema meu, seu e de todo o mundo. Cerca de 31 pessoas presas no dia 02 de abril por bloquear equipes de construção de ir para a cúpula, desobedecendo ordens da polícia, ou invasão de propriedade no local de trabalho. Para muitos nativos as prisões nada mais são de que a prova de que suas vidas são menos importantes que a construção do telescópio em terras sagradas.”  Segundo disse o Secretário de Assuntos havaianas Trustee Peter Apo.

http://www.hawaiinewsnow.com/story/28719978/a-day-after-arrests-mauna-kea-telescope-protest-grows

A notícia do apoio ao povo havaiano pelo Jason e sua convocação dos também famosos The Rock, Kelly Slater, Nicole Scherzinger, chamou a atenção nas redes sociais e diversas pessoas ao redor do mundo têm aderido ao manifesto.

Ontem, 07 de abril de 2015 o governo do Havaí interrompeu temporariamente a construção do telescópio pelo que parece por uma semana. Esperemos que o apelo nas redes sociais faça efeito e essa interrupção seja definitiva.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, o governador do Havaí, David Ige, decidiu suspender por uma semana as obras depois que uma petição foi repassada ao seu gabinete.

Em um comunicado divulgado a imprensa, o gerente do projeto do telescópio Trinta Metros, Gary Sanders, informou que a empresa “está de acordo com a pausa e quer dar continuidade ao diálogo”, assim esperamos.

Ao que parece diversos grupos indígenas têm protestado pela construção desde o início do ano passado. Porém somente recentemente, após o Jason e mais 150 pessoas fazerem barulho e tornarem isso  público através de uma manifestação contra as obras na montanha e mais de uma dezena de pessoas serem presas na semana passada por bloquearem uma estrada que dava acesso ao local da obra e que o mundo tomou conhecimento do que estava ocorrendo.

Kealoha Pisciotta, que critica o projeto e organiza as manifestações, disse que o anúncio do governador é positivo, porém, os opositores seguem rejeitando o novo telescópio.

Espero sinceramente, que assim como o Jason e seus amigos, outras pessoas de peso, conhecidas da mídia se juntem a causa e ajudem a fazer a diferença. É bom, gratificante ver pessoas assim lutarem por um mundo melhor. E todos nós podemos ajudar: seja quem puder estando lá ou simplesmente assinando a petição nos endereços pelo Facebook ou no site da Ong via internet : FB tinyurl.com/maunakeaFB ou MoveORg: tinyurl.com/maunakeaMO ou http://petitions.moveon.org/sign/protect-mauna-kea-stop

E não é so o Mauna Kea que precisa de nós a Floresta Amazônica também. Estima-se que o desmatamento aumentou somente no início desde ano em 400% em comparação a 2013.

Só em junho do ano passado uma área do tamanho de uma capital foi desmatada na floresta, segundo a Imazon ( Instituto do Homem e do Meio Ambiente ).

Até quando nos negaremos a ouvir o chamado da Mãe Gaya, até quando cuspiremos no prato que comemos dia-a-dia, sem pensar no amanhã para nosso filhos, netos e bisnetos?

Nossa busca através da ciência não deve ser feita s custas da Mãe Natureza

Nossa busca através da ciência não deve ser feita s custas da Mãe Natureza

Até quando seremos omissos?

O que restará para os que ficam depois de nós?

Ontem, o Jason pediu e milhares de fãs acataram seu desejo postando fotos nas redes sociais com a #wearemaunakea e no que depender do Momoa Army Jason Momoa Brasil vamos fazer muito barulho, não é meninos e meninas?  Seja você também um protetor, não só da Mauna Kea, mas também desse mundo, Faça/Seja a diferença que você quer ver no outro!

 

Uma pequena homenagem:

Assine aqui: https://www.change.org/p/governor-david-y-ige-stop-tmt-construction-and-arrests-of-mauna-kea-protectors?recruiter=270466896&utm_source=share_petition&utm_medium=email&utm_campaign=share_email_responsive

E a luta ao redor do mundo não para, milhares já se juntaram ao Jason, seus familiares e amigos, por um futuro melhor para Mauna Kea e as futuras gerações, una-se você também à nós assinando a petição online e ajude-nos a melhorar um pouquinho os danos feitos a Mãe Natureza.

Espero que tenham gostado do post de hoje, é sempre feito com muito carinho e amor para vocês.

barbara

Carpe Diem
Mahalo Nui Loa – WE ARE MAUNA KEA

Love B.

Anúncios

Sobre Jason Momoa Brasil

Somos um grupo de fãs brasileiras APAIXONADAS por esse lindo gente fina. Tivemos a sorte de conhecê-lo no ano de 2014, isso nos fez amigas e junto com essa amizade nasceu este blog, onde cada uma de nós terá o seu espaço para prestar homenagens em forma de texto para o nosso Big J.
Esse post foi publicado em Natureza e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s